Turminha Uirapuru

Conheça essa galerinha super divertida

Os personagens que habitam os contextos de aprendizagens do Colégio e que se conectam aos interesses e descobertas das crianças.

Zoca é um menino que gosta de brincar e sabe o quanto a diversão é importante para uma vida saudável. As brincadeiras de movimentos, como pega-pega, queimada, alerta e os esportes, como futebol, natação e ciclismo despertam seu interesse. Ainda que goste de movimento, Zoca não abre mão de companhia, pois para ele a diversão só é completa quando se tem amigos.

Desde pequena a menina Tina gostava de explorar as tintas, os lápis e as texturas. Apaixonada pelas cores e pelas formas, Tina representa o mundo externo e o interno por meio dos seus desenhos e das suas pinturas. As múltiplas linguagens, como a música, a dança, a modelagem, o recorte são, para ela, oportunidades de experimentar suas ideias e também de aprender e experimentar as ideias de seus amigos, afinal, aprendemos e vivemos na coletividade das relações.

Dandy é um garoto bastante curioso o que faz dele um aventureiro. Seu hobby preferido é conhecer o mundo, os lugares, as diferentes culturas, assim, conhecer pessoas e conviver com o outro são experiências indispensáveis para a construção da sua identidade. Suas aventuras são compartilhadas com seus grandes amigos, memórias escritas em um diário de bordo que carrega consigo por onde quer que vá.

Florzinha é uma menina que vive a natureza nas suas mais diversas formas, suas brincadeiras preferidas são aquelas vividas em ambientes naturais, subir em árvores, explorar o barro, construir com pequenos galhos e pedras são atitudes da menina. Além disso, para ela, as plantas e os animais são elementos importantes para uma vida saudável e feliz. Florzinha sabe que cuidar e preservar são funções dela e de todos os seres humanos, sejam eles adultos ou crianças.

Assim como o amigo Dandy, Galileu também é um garoto curioso, seus pensamentos sempre estão “dentro” das coisas. Saber como algo gira, acende ou mesmo se conecta a outro elemento são fatores que despertam a atenção do menino. Com uma oficina de construção e diversos materiais de largo alcance, Galileu realiza grandes experimentos e, é claro, sempre na companhia de outras crianças, afinal, as grandes ideias surgem também do compartilhamento dos pensamentos.

A companhia de Tico é querida por todas as crianças, que encontram no pássaro também um meio para se conectar à natureza e a vida em outra espécie. Dócil e companheiro, Tico aprecia as conversas com as crianças e as histórias que elas têm para contar. Como todo bom amigo, Tico também compartilha suas aventuras e sempre ajuda a todos enxergarem as coisas de pontos de vistas diferentes, afinal, sua natureza e características físicas possibilitam que enxergue nas alturas.

Zizoom é uma das criações de Galileu em parceria com seus amigos, ainda que de duro e resistente por fora, afinal, feito de metal, o robozinho tem um grande e aquecido coração. Zizzom está aprendendo sobre a vida dos humanos e, assim como os bebês e crianças pequenas. Tem um compartimento multifuncional e de última geração em sua barriga, assim é capaz de criar e dar forma àquilo que se passa em sua mente. Mas, não pense que suas criações são para ele…, com seu grande coração, suas produções são para ajudar seus amigos e aqueles que precisam.

A importância dos personagens no processo pedagógico

A Turminha Uirapuru é composta por um grupo de personagens infantis que possuem características próprias, de âmbito social, cognitivo e emocional, e possibilitam um trabalho pedagógico em diferentes campos do conhecimento. As experiências vividas pelos integrantes dessa Turminha são objetos de análise e reflexão e proporcionam aos alunos conexões com as suas próprias vivências advindas do contexto escolar e familiar.

A multiplicidade de identidades reveladas por esses personagens permite que os alunos se deparem com situações também vividas por eles e, com isso, encontrem meios e estratégias para enfrentar os desafios do cotidiano e das relações. Assim como essa Turminha, os alunos também são incentivados a conhecer o outro e desfrutar das ideias e companhias uns dos outros, ainda que os pensamentos possam ser diferentes em algum momento.

Galeria de fotos

Agende uma visita e conheça mais sobre o Colégio Uirapuru. Será um prazer recebê-los!

Novos Alunos

Informações sobre matrículas no Colégio Uirapuru.

Dúvidas e informações entre em contato com o Colégio.

App Uirapuru

Baixe o APP do Uirapuru e tenha um canal direto com o Colégio na palma da mão.

Disponível na Apple Store e Google Play

Siga o Uirapuru

Acompanhe as novidades e informações da nossa comunidade nas redes sociais.

Siga o Uirapuru

App Uirapuru